É um fato que os bancos são parte importante da estrutura da sociedade moderna. Em menor ou maior grau, todos nós temos ligações com essas instituições. Quando consideramos que são elas que administram nossos rendimentos, e que é a elas que recorremos quando precisamos de empréstimos, por exemplo, percebemos quão importante é a transparência nessa relação.
Justamente devido a esse nível de importância, o direito viu a necessidade de criar uma área específica que trata-se das condições de relação entre instituição bancária, suas atividades, serviços, obrigações e aqueles que as utilizam. Trata-se do direito bancário. Logo, o profissional ideal para tratar de casos inerentes a essa esfera é o advogado especialista em direito bancário.
O direito bancário para empresas é uma especialidade que consiste na melhora de atividades ligadas ao relacionamento da empresa com a instituição financeira, visando uma melhor performance para evitar possíveis transtornos.
Direito do Consumidor
Direito do consumidor é o ramo do direito que atende às relações de consumo, ou seja, aquelas travadas entre fornecedores (quem disponibiliza produtos ou serviços ao mercado) e consumidores (quem consome produtos ou serviços como destinatário final). É amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).